3 ferramentas de marcação de aulas práticas utilizada pelos CFC’s

Dicas para seu CFC estar presente na internet e vender mais
11 de agosto de 2016
Novo modelo de CNH a partir de janeiro de 2017
26 de janeiro de 2017
Exibir Tudo

Atualmente existem muito métodos para marcação de aulas práticas pelos CFC's. Nós trazemos para você as 3 ferramentas mais utilizadas pelas auto escolas e, lhe mostramos qual é a mais eficaz e que trará maior produtividade e segurança para o seu CFC.

Uma das atividades mais corriqueiras em um CFC é a marcação de aulas. Dependendo do número de alunos ativos essa atividade também pode ser bastante onerosa. Não bastassem o trabalho para encaixar um aluno na agenda do instrutor, ainda existem as desistências, as aulas canceladas, as aulas transferidas para outras datas, outros horários, instrutores que tem imprevistos e não podem comparecer, entre outras dezenas de contratempos que podem atrapalhar todo andamento e a organização das agendas.

Quais são os principais meios de marcação utilizados hoje pelos CFC’s?

1º Agenda física

Muitas auto-escolas ainda utilizam as agendas físicas para marcação de aulas práticas com os instrutores. Este é um método pouquíssimo indicado, pois, pode gerar muita confusão na gestão dos horários. A agenda física depende exclusivamente da manutenção humana e, nós sabemos que na correria diária, muitas informações podem se perder ou, se confundirem: horários cancelados que não foram apagados e que, logo, não foram reaproveitados para outros alunos; aulas duplicadas no mesmo dia e horário para o mesmo instrutor; número de aulas marcadas errado (mais ou menos do que o aluno pagou para ter), entre outros.

2º Quadro

O quadro exposto na auto escola também é uma maneira física e manual de agendamento e controle das aulas práticas. Os problemas com o controle dos agendamentos são basicamente os mesmos que ocorrem com a agenda física, porém, a visualização do quadro é mais fácil e a localização de erros pode ser mais assertiva. De qualquer maneira, para ter um controle mensal é necessário um quadro muito grande e, dependendo do número de instrutores e do fluxo de alunos, se torna inviável.

3º Agenda inteligente automatizada

A maneira mais segura e eficaz de trabalhar as marcações de aula e o seu controle atualmente, é através de agenda inteligente automatizada. Muitos CFC’s já dispõem dessa tecnologia e, fazem uso do que há de mais moderno nesse quesito. Utilizando uma agenda inteligente automática o agendamento das aulas práticas e o controle e manutenção se torna muito mais rápido, fácil e eficaz. Com uma agenda automática os erros caem muito, pois, essas ferramentas possuem vários tipos de mecanismos para evita-los. Por exemplo: com uma agenda automatizada não é possível fazer a marcação de aulas duplicadas para o mesmo instrutor. Caso a pessoa responsável pelas marcações tente fazer um agendamento para um instrutor eu já esteja ocupado naquele dia e horário, o sistema automaticamente impede aquela marcação e informa os motivos da impossibilidade. Outro exemplo de erro que pode ser evitado com a agenda automática, é a marcação de mais aulas do que o aluno de fato tem direito, item difícil de controlar em uma agenda física ou no quadro. Se for informado à agenda que o aluno tem direito a 20 aulas, ela não permitirá marcações que excedam esse número.

Um ótimo motivo para ter uma agenda inteligente automática é que ela permite o gerenciamento dos agendamentos. É possível tirar relatórios de aulas dadas por semana, ou aulas dadas por instrutor para se ter conhecimento da carga horária de cada um. Entre outas muitas vantagens. Quer conhecer uma ferramenta que ofereça ao seu CFC uma agenda inteligente para marcação de aulas? Entre na nossa pagina www.bludata.com.br/autodata e, conheça o  Autodata, o sistema de gestão de auto escolas mais completo do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *