Por que proatividade é importante para as vendas de um CFC?

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A proatividade tem uma relação muito próxima com as vendas de um CFC. Você já passou por uma situação em que necessitava comprar determinado produto, mas sempre ficava adiando a compra, até o dia em que recebeu uma promoção em seu e-mail e aproveitou para realizá-la?

Enquanto a sua empresa fica parada esperando pela chegada dos clientes, os concorrentes podem estar correndo atrás do público – seja por meio de e-mails, SMS, ligações, publicações nas redes sociais, entre outras formas de contato. Nesse momento, é importante lembrar: quem não é visto não é lembrado.

Portanto, a proatividade se torna muito importante para aumentar as vendas de um CFC. Quando você se antecipa às necessidades do cliente e lembra que pode ajudá-lo, a tendência é conseguir fechar mais negócios. 

Veremos, neste artigo, como funciona a relação entre proatividade e as vendas de um CFC. Confira.

Lembre o cliente de sua necessidade para aumentar as vendas de um CFC

O cliente precisa ser lembrado constantemente das suas necessidades, caso contrário, as deixará de lado e seguirá a sua vida sem consumir os seus serviços. Um ótimo exemplo disso é um condutor que tirou a sua carteira de motorista, mas não sente segurança em dirigir na estrada.

Esse motorista pode passar anos sem conduzir o seu carro na estrada por conta dessa insegurança. Porém, se ele receber uma mensagem do CFC informando sobre as aulas para quem deseja praticar a direção na estrada, ficará inclinado a aceitar a proposta e voltar a comprar na sua empresa.

Ou seja, a necessidade existe, mas você precisa ser proativo para reforçá-la e mostrar que possui a solução para os problemas do público. As vendas de um CFC podem se beneficiar, e muito, dessa iniciativa.

Marque presença na vida dos clientes

Não são somente os clientes que possuem uma necessidade clara dos serviços do seu CFC que podem ser alcançados pela proatividade. O simples fato de marcar presença na vida desses clientes e reforçar a existência da sua empresa é importante para que você seja lembrado.

Um motorista que tirou a carteira no seu CFC pode ser questionado por amigos ou familiares sobre indicações de empresas desse segmento. Se você não mantiver uma proximidade desse cliente, talvez ele nem lembre do local que o propiciou ser um motorista. Por outro lado, se você mantiver uma comunicação frequente, ele, certamente, indicará o seu negócio.

Controle as informações pessoais

Quando falamos sobre a proatividade, surge uma dúvida muito comum: como acertar na comunicação com os clientes? O segredo está na gestão adequada das informações. Existem sistemas de gestão voltados para CFCs que centralizam todas as informações da empresa em um único lugar, e podem ajudá-lo nesse momento.

Entre as informações que ficam armazenadas estão o histórico individual de cada cliente, e ainda existe a possibilidade de automatizar o envio de mensagens de acordo com cada perfil – além de ser possível realizar uma análise para que você seja ainda mais assertivo nessas comunicações.

Você pode identificar quais clientes enfrentaram dificuldades para ser aprovados na prova prática (precisaram de aulas extras e repetiram a prova várias vezes) e adotar uma comunicação que incentiva a contratação de mais aulas para adquirir mais segurança ao volante, por exemplo.

Outra estratégia é enviar uma mensagem de parabéns no dia do aniversário de cada cliente, criando um laço empático com o público e humanizando a sua empresa. Com as informações corretas em mãos e uma boa dose de proatividade, é possível aumentar as vendas de um CFC.

Você já conhecia a relação entre a proatividade e o aumento das vendas de um CFC? A sua empresa já utiliza um sistema de gestão centralizada? Deixe o seu comentário! Inscreva-se na nossa Newsletter e receba todo mês nossos conteúdos no seu e-mail, CLIQUE AQUI!

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