Como manter sua autoescola livre de fraudes?

CNH Digital entra em vigor a partir de 1º de Fevereiro de 2018
30 de janeiro de 2018
Qual a melhor hora para renovar a frota da autoescola?
21 de fevereiro de 2018
Exibir Tudo

Manter a autoescola livre de fraudes é um desafio para os gestores, mas são muitas as recompensas quando isso é alcançado. Estima-se que, no Brasil, o prejuízo médio com desvios ou fraudes seja de 5% do faturamento bruto anual em mais de 70% das empresas. Ou seja, trata-se de uma grande perda financeira, não é?

Além de todo o prejuízo causado, as consequências também afetam o relacionamento entre os administradores e funcionários – o que pode refletir em vários outros problemas internos que afetam o desempenho da organização. Até mesmo a imagem da sua marca pode sair manchada por conta dessas ações.

A grande causa das fraudes nas empresas é a falta de controle. Como você pode garantir que não está sendo desviado combustível de alguns veículos se não possui controle algum sobre o consumo de gasolina e nem acompanha as despesas com abastecimento?

Veremos, neste artigo, como você pode evitar esses danos e manter a sua autoescola livre de fraudes. Confira.

Como acontecem as fraudes em uma autoescola?

O que você pensa quando falamos sobre fraudes em uma autoescola? Além do desvio do dinheiro do caixa, existem várias outras formas de fraude que podem afetar a sua organização – incluindo desvio ou furto de pneus, combustível e peças de veículos.

Além disso, é preciso ter muita atenção com o valor devido a cada um dos funcionários. É muito fácil ser levado a pagar um valor maior do que o devido quando existe um descontrole sobre o número de aulas realizadas, horas extras trabalhadas ou controles financeiros sobre os pagamentos.

Mantenha a autoescola livre de fraudes

Você quer ver a sua autoescola livre de fraudes e não sabe por onde começar? Para que isso aconteça, é preciso identificar a existência de fraudes e monitorar todas as áreas da empresa – especialmente sobre as finanças, afinal, todos os reflexos podem ser notados nos resultados financeiros obtidos.

Imagine que você possua um rigoroso controle financeiro e note que um dos veículos é abastecido com uma frequência muito maior do que os demais. Esse é um indício de que pode estar acontecendo um desvio de combustível, certo? O mesmo vale quando o caixa não bate com as movimentações realizadas ou o valor das despesas não batem com as notas fiscais.

A importância de um software de gestão para CFC

O monitoramento sobre todas operações da empresa é muito importante, mas seria difícil realizar isso manualmente, não é? Por essa razão é tão importante utilizar um software de gestão para CFC que centraliza todos os controles em um só lugar.

Todas as informações ficam armazenadas nesse ambiente e podem ser acessadas em qualquer momento – incluindo o controle sobre as movimentações financeiras. Tudo o que acontece dentro da sua empresa fica registrado nesse sistema.

Além disso, é importante escolher um sistema que permita nivelamento dos usuários, com senhas individuais e restrições de acesso e/ou de ações dentro do sistema. Por exemplo, o usuário consegue acessar os recebíveis, mas não pode fazer alteração de valores – impossibilitando a execução de ações fraudulentas.

Você já sabia como manter a sua autoescola livre de fraudes? O Autodata é um software de gestão para CFC que permite tanto o controle e organização quanto o nivelamento dos usuários. Confira todas as funcionalidades desse sistema!

Inscreva-se na nossa Newsletter e receba todo mês nossos conteúdos no seu e-mail, CLIQUE AQUI!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *