5 motivos para sua Autoescola fugir da guerra de preços com a concorrência

Baixar os preços nem sempre é a solução para vender mais. Se você desconhece a sua realidade a manobra pode arruinar a margem de lucro e pôr em risco o futuro dos negócios.

A sua Autoescola é tradicional na cidade, você tem clientes, profissionais que entendem do assunto e oferece um ótimo serviço. Ou seja, você teria tudo para alcançar o sucesso, se não fosse um único detalhe: a sua concorrência e a guerra de preços que você trava com ela.

E é aí que mora um grande problema. Ao disputar seus clientes por preço você entra num ciclo vicioso.

Nessa dinâmica, se você desconhece a sua realidade ou não tem o seu negócio estruturado para o baixo custo certamente será o elo mais prejudicado. Portanto, saiba esperar e proteja os seus serviços da guerra de preços.

Motivos para a sua Autoescola parar com a guerra de preços

Baixar os preços ao limite é uma estratégia comum, especialmente quando feita por grandes empresas e em mercados altamente competitivos. E ela pode ser usada por diversas razões, inclusive ter a intenção de prejudicar o seu negócio.

Portanto, por mais que o seu concorrente continue a baixar os preços você precisa tomar uma decisão: ou para de guerrear ou aceita correr o risco de fechar as portas.

Neste caso, a recomendação é para que você fuja da guerra de preços enquanto pode escolher. E bons motivos para isso você tem de sobra! Acompanhe a seguir!

Uma guerra de preços diminui a sua margem de lucro

Quando você sacrifica o seu lucro pode fazer com que o seu preço de venda não pague as suas despesas. E quando as contas não fechem, o caixa pode parar no vermelho rapidinho.

Portanto, nunca enxergue essa estratégia de forma isolada, sem antes considerar os reflexos que ela trará nos resultados da sua Autoescola.

Dessa forma, antes de baixar o seu preço tenha certeza de que você tem margem e capital de giro para fazer isso.

Sua Autoescola pode perder em qualidade

Ao tentar baixar os preços a todo custo sua Autoescola pode cometer um grande erro, diminuindo a qualidade dos serviços que você vende. Então, é preciso considerar se vale mesmo a pena entrar nessa briga.

Afinal, é sempre bom lembrar que uma estratégia inteligente deve atrair os clientes com base em resultados positivos. Sobretudo porque os consumidores são implacáveis com as marcas, não tolerando mais experiências ruins.

Você sacrifica o seu negócio por conta da concorrência

Quando você baixa seus preços a concorrência responde com outro corte. E depois que esse processo começa é quase que impossível voltar a praticar os preços anteriores.

Como consequência, uma coisa é certa: ou você mata ou morre nestas batalhas. Afinal, ninguém consegue segurar os preços no limite por muito tempo.

Por isso, antes de entrar nessa disputa, avalie esse questão de forma ampla, sempre pensando a longo prazo e na garantia da sua lucratividade.

A disputa aumenta o risco de perder clientes

Existe uma frase bem famosa do Érico Rocha que diz: quem por preço vem, por preço vai embora. E é justamente o que acontece quando você vicia o seu cliente em desconto.

Ele passa a não dar valor para os seus serviços e migra para a concorrência, pois, já não aceita pagar pelo preço normal.

Logo, fuja da guerra de preços, investindo no lado emocional do consumidor. Ofereça diferenciais no seu atendimento e deixe a promoção apenas como uma “carta na manga”.

Seu negócio pode não sobreviver a uma guerra de preços

Para que uma empresa se posicione em seu mercado como “a mais barata” é preciso que toda a sua operação esteja preparada para isso, desde a sua concepção. Neste caso, tudo o que ela faz precisa estar voltado ao baixo custo. Ou seja, a sua gestão, distribuição, cadeia de fornecedores e outras áreas precisam concebidas para serem enxutas.

Caso contrário, baixar os preços ao limite pode ser uma estratégia bastante danosa para as suas operações. Inclusive, pode fazer a sua Autoescola baixar as margens até fechar as portas.

Resumindo

Entrar em uma guerra de preços pode ser muito ruim para a sua Autoescola. Portanto, procure caminhos estratégicos para você fugir dessa disputa.

Uma excelente oportunidade para isso é entregar cada vez mais valor na venda dos seus serviços, buscando o sucesso por meio da satisfação dos seus clientes. Ao fazer isso você vai ver que naturalmente os seus números vão melhorar!

 

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