Quer descobrir como medir a qualidade de atendimento na sua Autoescola?

Entenda a importância de obter o feedback dos seus clientes e aprenda como medir a qualidade de atendimento na sua Autoescola.

Elogios, sugestões e até às reclamações dos clientes costumam ser um termômetro, mostrando se as coisas na empresa estão indo bem. Mas, você já parou para pensar como medir a qualidade de atendimento a partir destes indicadores?

Pois saiba que existem algumas possibilidades, e esse post foi escrito justamente para te dar dicas preciosas sobre este tema. Tudo para que a qualidade do atendimento ao cliente na sua Autoescola fique ainda melhor!

Então, vem saber como medir a qualidade de atendimento e como aplicar essas ferramentas na sua estratégia!

Por que coletar feedbacks sobre atendimento?

Ouvir o feedback dos clientes é crucial para o sucesso do atendimento de uma Autoescola. É a partir destas considerações que a empresa se torna capaz de implementar melhorias e criar estratégias para reter seus alunos.

Afinal, mais da metade destes clientes – 68% para sermos mais exatos –  é capaz de deixar a empresa insatisfeitos com o tratamento que receberam. (Fonte: Customer Retention). O que não é nada favorável para os negócios, muito menos para a imagem da empresa.

Como consequência, a empresa fica com uma má fama no mercado, e ainda, coleciona clientes que desistem de fechar negócios com ela. O que acaba deixando a equipe desmotivada e aumentando os custos da Autoescola.

3 ferramentas que mostram como medir a qualidade de atendimento na sua empresa

Agora que você já conhece a importância dos feedbacks, supomos que você esteja interessado em saber como medir a qualidade do atendimento na sua Autoescola.

Então, continue a sua leitura para conhecer as possibilidades que você tem para isso:

Tempo médio de resolução

O primeiro contato que se tem com um cliente deve-se ter o intuito de atendê-lo. Portanto, neste momento, não deve-se focar na venda, mas sim, ajudar o cliente a resolver um problema, de preferência no menor tempo possível.

Portanto, a capacidade de resolução é uma métrica importante para saber como está a qualidade de atendimento na sua Autoescola.

Afinal, ela vai indicar o tempo médio que uma solicitação leva para ser atendida na sua empresa. Lembrando que, quanto maior esse tempo, menor costuma ser a satisfação do aluno.

Pesquisa de satisfação – Net Promoter Score (NPS)

Outra forma de você saber como medir a qualidade do atendimento na sua Autoescola é fazendo uma Pesquisa de Satisfação.

Para realizá-la da forma mais objetiva e precisa o possível, a metodologia NPS pode ajudar. Ela consiste em perguntar ao cliente “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade dele indicar a sua Autoescola para um amigo ou familiar”.

Como resultado, você vai obter 3 categorias de acordo com as notas:

  • Alunos detratores (notas entre 0 a 6)
  • Alunos passivos ( notas entre 7 a 8)
  • Alunos promotores ( notas entre 9 e 10)

Depois, para saber a nota da sua Autoescola, basta subtrair do percentual de promotores, o percentual de detratores.

Taxas de conversão

Como você deve imaginar, nem todas as pessoas que visitam a sua Autoescola se tornam seus alunos.

E isso pode acontecer por diversos fatores, inclusive ser consequência de um atendimento ruim.

Por isso, é essencial cruzar o número de visitas (ou de contatos que você recebe) e compará-los com a quantidade de vendas efetivas. E ainda, armazenar todas as informações que possam deflagrar os motivos das desistências.

Na sua Autoescola você pode acompanhar essas métricas comparando o número de orçamentos realizados com o número de matrículas, por exemplo.

Neste caso, ter um Sistema de Gestão como o Autodata, pode te ajudar e muito nessa parte. Sobretudo, para que você colete as informações com base em dados reais, e não trabalhe com achismos, que podem distorcer a sua visão.

Palavras finais

Os clientes estão cada vez mais empenhados em colecionar boas experiências nas suas relações de consumo. E não pensam duas vezes antes de migrar para a concorrência caso são se sintam bem atendidos por uma empresa. Então, é necessário tomar uma decisão!

E a sua Autoescola, já acordou para essa necessidade? Sabe como medir a qualidade do atendimento e tem explorado essa estratégia no seu dia a dia? Conte para nós nos comentários!

 

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