Sua Autoescola já tem um plano de vendas para 2019?

Estar preparado para vender mais é o primeiro passo para fazer acontecer. Então, aqui vão algumas dicas para ajudar você a começar o ano com força total!

Muitas empresas não conseguem obter o máximo de aproveitamento do seu plano de vendas por não saberem se organizar adequadamente durante a execução.

Seguir um planejamento, em meio a tantas coisas que pedem a nossa atenção no dia a dia, pode, realmente, ser uma tarefa difícil. Ainda assim, não justifica a falta de prioridades.

Por isso, daremos a você dicas essenciais para que você consiga criar um plano de vendas eficiente e tire dele o melhor proveito. Vamos lá?

Como fazer o plano de vendas funcionar sem perder o foco no cliente em 2019

O plano de vendas é parte essencial da gestão de uma Autoescola. Visa estabelecer metas e caminhos para que você consiga chegar até elas.

Veja algumas dicas para garantir o sucesso do seu planejamento, priorizando o foco do cliente nestas ações.

Olhe para o passado para planejar o futuro

Oferecer um bom serviço está longe de ser o bastante para atrair clientes e fechar novos negócios. Portanto, se você quiser melhorar os seus resultados em 2019, primeiro, precisa rever a sua estratégia.

Avalie o que seus alunos compraram, de onde eles vieram, quanto pagaram pelo serviço, qual o volume de descontos que você concedeu e outros números que deem uma visão abrangente de como foi o seu desempenho no ano anterior.

A partir destes dados reflita sobre o seu plano de vendas para 2019. Avalie quais dos atuais alunos você conseguirá manter, quais os produtos/serviços que vai oferecer, se será preciso fazer algum reajuste de preço ou ainda quais novas oportunidades podem ser exploradas.

Nesse processo, é fundamental que você tenha acesso aos números reais da sua Autoescola. Afinal, um plano de vendas sem metas estruturadas é um forte indício para que você o abandone no meio do caminho.

Não esqueça de envolver o seu time no processo

Lembre-se também de buscar o seu time como aliado para que a execução flua corretamente. Para isso, é preciso garantir que todos na sua Autoescola sejam informados, capacitados e integrados ao seu plano de vendas.

Essa é a hora também de refletir sobre a necessidade de fazer contratações e aplicar novos treinamentos para equipe. Afinal, todo esforço é bem vindo para que a motivação e o envolvimento sejam permanentes ao longo do ano.

Conheça o seu cliente e faça bom uso dessa informação

Após analisar as métricas do ano anterior veja aonde pode melhorar para entregar ao seus alunos exatamente o que eles procuram.

Para isso, você precisa conhecer o seu cliente muito bem, seus hábitos, poder aquisitivo e histórico de compras.

Fazer isso, a partir de um cadastro consistente pode facilitar a sua vida. Além de ter acesso a relatórios mais precisos, você ganha tempo e agilidade nas suas rotinas.

Como resultado, o seu plano de vendas evolui de acordo com o desejo dos seus clientes, deixando-os cada vez mais mais satisfeitos.

Estabeleça prioridades para cada momento do ano

Ficar de olho na movimentação do mercado é outro ponto importante para tornar o plano de vendas efetivo.

Afinal, o cenário político, a sazonalidade nas vendas e outros fatores podem influenciar tanto positiva quanto negativamente nas vendas.

Ainda assim, é importante que você tenha um roteiro pré-definido, contendo todas as estratégias que você vai usar ao longo do ano.

Esse plano facilita a criação de cronogramas o orienta o trabalho das equipes para que nada se perca no caminho. E ainda, permite que você estabeleça prioridades e tome decisões mais acertadas.

Acompanhe os seus indicadores e faça ajustes

Ao traçar o seu plano de vendas tenha em mente que você precisa medir os resultados. Sobretudo para avaliar se houve alguma evolução para alcançar os seus objetivos.

Ao acompanhar os seus indicadores você pode saber o que está dando certo e o que não está, e assim, encontrar os gaps na operação.

Se no decorrer da execução você perceber que as coisas estão mudando de cenário, não se preocupe. Mude o seu plano de vendas, use a criatividade e mantenha-se fiel às suas metas para crescer.

Informação nunca é demais

Para construir um plano de vendas de sucesso é preciso estudar continuamente e acreditar nos seus êxitos para 2019. Portanto, continue acompanhando o Blog do CFC e fique por dentro de tudo o que você precisa saber para ser um bom gestor, mais consciente e bem informado.

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