Como gerenciar a equipe e manter o controle dos processos no CFC

diferenciais competitivos
Diferenciais competitivos do CFC: no que você pode estar errando?
14 de janeiro de 2019
Como diminuir custos
Como diminuir custos na Autoescola sem comprometer a qualidade
11 de fevereiro de 2019
Exibir Tudo
gerenciar a equipe

Para sentir os benefícios de uma boa gestão de pessoas é preciso conhecer o time e saber como aplicar técnicas motivacionais da forma correta

Centros de Formação de Condutores bem sucedidos no desenvolvimento de estratégias para gerenciar a equipe têm colaboradores mais satisfeitos, com melhor desempenho e baixa rotatividade.

Por consequência, essas empresas conseguem aumentar a sua produtividade, reduzir custos e melhorar a sua lucratividade.

Para chegar nesses resultados, não existe fórmula mágica. É preciso, primeiramente conhecer bem a equipe, deixar claro o que se espera de cada um e acompanhar os resultados mantendo um efetivo controle dos processos.

Confira os detalhes sobre esse tema nos tópicos a seguir.

Aprenda a gerenciar a equipe usando as técnicas motivacionais corretas

Um ambiente de trabalho ruim, sem processos e objetivos claros pode afetar o desempenho de toda a empresa.

Para evitar isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar. Com elas, você vai poder avaliar a situação atual da sua gestão de pessoas e reunir insights para formar um time de sucesso. Vamos lá?

Conheça cada pessoa que compõe seu time

Você sabe que cada pessoa têm um determinado tipo de conhecimento, oriundo da sua formação e da experiência vivencial que ela carrega. E são esses saberes os maiores ativos que uma empresa pode ter.

Nessa dinâmica, ganha quem conseguir manejar esse conjunto da melhor forma, extraindo da equipe o seu melhor.

Para isso, é importante observar, mas também ouvir o que cada colaborador tem a dizer. Ou seja, abrir canais de comunicação, sempre com base em uma relação ética e de confiança.

Ter canais de comunicação internos, metas e indicadores são exemplos importantes que podem colaborar nessa missão. Eles ajudam a conhecer as competências individuais, mas também mostram como está a contribuição de cada um para o todo.

Defina a função de cada colaborador

Para que haja sinergia e os processos funcionem é importante que cada membro da equipe conheça claramente as suas funções e responsabilidades.

Do contrário, você pode gerar diferentes interpretações e resultados que não condizem com as suas expectativas.

O ideal é ter um plano de cargos e salários e um programa de metas, com base no planejamento estratégico do CFC e nas competências de cada colaborador.

Assim, fica mais fácil fazer com que cada colaborador consiga cumprir suas tarefas dentro do esperado e desenvolva esse trabalho alinhado com o propósitos da empresa.

Tenha controle sobre o que as pessoas estão fazendo

A partir do momento que você delega uma função, é importante organizar esse fluxo e acompanhar os resultados. Principalmente, para que o colaborador saiba por onde começar e entenda como deve entregar a sua tarefa.

Ao gerenciar a equipe dessa forma, você consegue avaliar o tempo empregado em cada atividade e identificar gargalos que possam estar atrapalhando no resultado final.

É bastante comum que muitas empresas gastem um tempo valioso em reuniões desnecessárias, checando e-mails, criando planilhas feitas à mão e outras rotinas burocráticas. Avalie se não é o caso do seu CFC e adote medidas para tornar os processos mais ágeis. Contar com a ajuda de softwares de gestão, pode ser um caminho interessante.

autodata Bludata

Saiba dar feedbacks e reconhecer o trabalho da equipe

Assim como é importante saber delegar uma tarefa, dar um retorno sobre o resultado obtido também é. Afinal, um feedback adequado é essencial para manter a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Portanto, se algo não saiu conforme o seu esperado, entender os motivos e buscar melhorias com conversas e treinamentos se faz necessário.

Em caso positivo não esqueça de comemorar os resultados e reconhecer o esforço dos colaboradores. Lembre-se que agindo com empatia, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas, estimula para que elas contribuam com a empresa de forma permanente.

Quer conferir mais dicas sobre gestão para gerenciar a equipe e melhorar os processos aí na sua empresa? Continue acompanhando o Blog do CFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *