A concorrência é uma grande preocupação de qualquer empresa no mercado, mas para quem faz a gestão de um CFC, esse é um assunto ainda mais delicado. Dessa forma, é preciso conhecimento e uma boa estratégia para conquistar o seu lugar no mercado, mesmo com tantos concorrentes. No post de hoje, preparamos 6 dicas para sair na frente e vencer a concorrência.

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6 dicas para sair na frente e vencer a concorrência

1. Evite concorrer somente pelo preço

Sempre que se fala sobre enfrentar a concorrência, surge a ideia de diminuir os preços para atrair novos clientes. Apesar de o preço ser, sim, um fator importante para um CFC, ele está longe de ser tudo o que importa.

Portanto, evite reduzir as medidas que podem ser tomadas para uma competição saudável a uma guerra pelo preço. Quando isso acontece, todos saem perdendo – afinal de contas, a tendência é que a margem de lucro diminua, a qualidade do serviço seja comprometida e as empresas passem por dificuldades.

Entre os aspectos que merecem atenção e vão além do preço estão: qualidade no atendimento, estrutura física, formas de pagamento, qualidade do serviço prestado, comprometimento da empresa, divulgação e marketing – além dos outros diferenciais que fogem do comum e que você pode desenvolver.

2. Conheça bem o mercado

A melhor forma de enfrentar a concorrência é possuindo conhecimentos sobre ela. Quando você conhece bem todo o mercado, fica mais fácil compreender o que deve ser feito para se dar bem.

Se você nota que os outros CFCs estão apostando em pesadas ações de marketing, em primeiro lugar, é preciso encontrar um jeito de ser lembrado pelo público. Agora, se você identifica que o atendimento é um fator diferencial da concorrência, um treinamento para os seus atendentes pode ser muito útil.

3. Tenha um bom relacionamento com o cliente

Um grande erro é quando a preocupação em enfrentar a concorrência ficar tão grande que o cliente é deixado em segundo plano. Quando o seu foco deixa de ser a entrega de um bom serviço ao cliente, é hora de parar e rever toda a sua estratégia.

O bom relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso de qualquer empresa – e é através dessa construção que você conseguirá melhorar os resultados.

4. Sempre mantenha a ética

Infelizmente, as práticas desleais podem ser observadas com certa frequência no mercado. Por isso, mantenha as ações da sua autoescola longe delas e tome as suas decisões guiado pela ética.

Além de você ficar com a consciência tranquila, o público certamente conseguirá enxergar os bons valores do seu CFC – o que é um fator levado em conta no momento da decisão entre o seu negócio ou os concorrentes.

5. Foque na qualidade da sua empresa

Você pode identificar e explorar as deficiências das outras autoescolas do mercado, mas nunca tire o foco da qualidade da sua empresa. Aprimorar e desenvolver o seu negócio sempre deve ser a preocupação mais importante. No fim das contas, o que realmente importa é o crescimento do seu CFC, não é mesmo?

6. Observe constantemente

O mercado enfrenta mudanças constantes. Os clientes modificam os seus hábitos, os concorrentes tomam novas decisões e todo o contexto em que o seu CFC está inserido pode ser completamente alterado.

Sendo assim, esteja sempre alerta para identificar essas mudanças do mercado e se atualizar rapidamente, sem ser deixado para trás pelas demais empresas. Quando surgir uma novidade, seja o primeiro a mostrá-la aos clientes.

Como você faz para enfrentar a concorrência do seu CFC? As dicas apresentadas foram úteis para você? Deixe o seu comentário!

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