Aulas práticas: como montar um quadro de horários eficiente?

A utilização de uma agenda automática nos CFCs se torna essencial para gerir o quadro de horários das aulas práticas. Saiba como usar a ferramenta a seu favor!

Gerir a agenda de aulas práticas, apesar de uma atividade rotineira para os Centros de Formação de Condutores, não é uma tarefa fácil.

Ela demanda disciplina, organização e planejamento para não haver nenhum furo no quadro de horários e a gestão do tempo possa ser eficiente.

Por outro lado, quando feita de forma planejada, ela pode gerar uma grande economia de recursos para o CFC. Assim como, trazer grandes benefícios para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e nos resultados alcançados pelos alunos.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas dicas para que você consiga extrair do seu quadro de horários todas essas vantagens. Acompanhe se quiser dar um upgrade na marcação das aulas práticas no seu CFC!

A importância de um quadro de horários eficiente

Grande parte do funcionamento harmônico de um CFC depende da correta organização dos horários das aulas práticas.

É por meio dessa dinâmica que se torna possível alcançar altos níveis de aprovação e eficiência e ainda, fazer com que ele se mantenha competitivo no mercado.

Afinal, um quadro de horários eficiente pode evitar prejuízos financeiros com os horários vagos, a desistência dos alunos por insatisfação e a rotatividade dos instrutores.

Bem, mas acreditamos que você já saiba de todas essas vantagens. Que tal agora, aprender como usufruir desses benefícios na prática?

Como organizar a agenda de aulas práticas?

A gestão do quadro de horários é eficiente quando traz resultados satisfatórios tanto para a empresa, quanto para os seus alunos e instrutores. Portanto, veja quais os pontos que devem estar no seu radar nessa empreitada:

Os Instrutores

A figura dos instrutores é muito importante dentro de um centro de formação de condutores.

Por isso, é importante verificar quais as possibilidades de horário de cada instrutor para ministrar as aulas práticas.

Organize essa agenda tendo como foco a economia de tempo e o deslocamento do instrutor para evitar incompatibilidades na agenda.

Os recursos disponíveis

A segunda variável que você deve ter como prioridade é a utilização dos recursos disponíveis.

Para que ela seja eficiente, as informações precisam estar organizadas e serem planejadas com antecedência. Isso, para que haja controle dos espaços e recursos a serem utilizados.

Imagine o quão desgastante seria, tanto para o aluno quanto para o instrutor, se ao chegar para a aula o carro a ser utilizado estivesse indisponível? Desagradável, não é mesmo?

Os horários disponíveis

Assim como a indisponibilidade dos carros pode ser um problema, erros nos horários dos instrutores também geram muitos transtornos.

Portanto, procure organizar o quadro de horários de forma que a agenda do instrutor seja bem aproveitada, evitando acima de tudo deslocamentos desnecessários e a marcação dupla de aulas.

Tecnologia para garantir mais agilidade e controle

Um dos segredos para organizar melhor as variáveis, economizar recursos financeiros e ainda tirar o melhor proveito do quadro de horários está em automatizar processos.

Muitos CFCs já fazem uso dessas ferramentas e estão conseguindo extrair da tecnologia a agilidade e o controle que precisam para o seu dia a dia.

Isso se torna possível com a utilização de softwares inteligentes de gestão. Uma vez que eles conseguem atender tanto as rotinas internas, quanto os aspectos financeiros dos CFCs e as ações de pós-venda.

Com isso a preocupação desses sistemas não é só com a organização segura e automática da marcação das aulas práticas, mas também em interligar todas as rotinas dos CFCs. Favorecendo que as tomadas de decisão sejam muito mais certeiras, fáceis e eficazes.

E aí? Percebeu como uma agenda automática pode facilitar a montagem do quadro de horários no seu CFC?

Agora, que tal aprender mais sobre como automatizar essa ferramenta? Conheça o Autodata e saiba tudo o que o sistema de gestão de auto escolas mais completo do mercado pode fazer por você!

 

Ebook 25 erros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *