Autoescola inovadora: o que você precisa para fazer a diferença?

A inovação não depende apenas das novas tecnologias ou de aportes financeiros. Ela está nos detalhes e você também pode fazer uso dela na sua empresa.

O termo inovação tem sido amplamente utilizado no mundo dos negócios, mas você já parou para pensar no que você poderia fazer para se tornar uma Autoescola inovadora?

Conseguir um aporte financeiro e investir em uma nova tecnologia é algo básico e sempre é válido. Mas, você sabia que existem outros recursos que você pode usar para fazer a diferença no seu mercado?

No artigo de hoje, nós vamos apresentar algumas soluções que você pode usar para gerar inovações em diferentes áreas da sua empresa e ainda, investindo muito pouco para isso. Vamos lá?

Descubra como se tornar uma Autoescola inovadora

Entenda o seu mercado e as necessidades das pessoas

Para conseguir ter uma ideia inovadora você precisa entender o seu mercado, fazendo as perguntas certas. Nessa investigação, você pode, por exemplo:

Perguntar o que leva uma pessoa a tirar a habilitação ou a renovar este documento? Quais os sentimentos envolvidos?

O que elas esperam da sua Autoescola?

Por quais processos elas precisam passar?

Quais os medos e dificuldades que elas têm para conquistar esse objetivo?

E a lista não precisa terminar por aqui.

Além de fazer as perguntas certas, você precisa também levantar todas essas informações.

Seja através de pesquisa ou de uma boa conversa a solução está em ouvir as pessoas para conseguir entender onde você pode ajudar.

Saiba quais problemas você pode ajudar a resolver

Depois de conhecer o que as pessoas estão querendo, é sua vez de agir.

Olhe para dentro do seu negócio e pesquise como você poderia suprir as necessidades que o seu público apresenta.

Será que algo nesse conjunto não poderia ser feito de um jeito diferente?

É isso que você precisa descobrir.

Neste momento, olhe para cada serviço oferecido e analise se ele está de acordo com as expectativas dos seus alunos.

Lembre-se de avaliar desde como é o seu atendimento até a forma com que o seu serviço é vendido e divulgado. Afinal, a inovação está nos detalhes.

Esteja atento às novidades do mercado

Tem tanta coisa nova acontecendo ao nosso redor que dá para fazer uma lista de ideias que você pode testar na sua Autoescola.

Para se inspirar, você não precisa analisar apenas os seus concorrentes  – e nem deve. Empresas inovadoras dos mais variados segmentos são fontes ricas e podem motivar grandes transformações.

Por exemplo, você já pensou que poderia se aliar a um psicólogo e oferecer aulas para habilitados com medo de dirigir?

Ou ainda, já pensou em fazer a entrega da CNH de um jeito diferente?

Inovar na forma com que você cuida da sua gestão é outro passo importante que você pode dar.

Enfim, com tantas possibilidades, o céu é o limite! Basta você ser criativo e estar preparado para a mudança.

Para encontrar uma solução, teste várias ideias

Para concluir, uma última dica: não tenha medo de errar.

Para revolucionar, dê um passo de cada vez. Tenha várias ideias e se preocupe em testá-las. Pode não ser da primeira vez que você acerte. Mas, você precisa tentar, do contrário os resultados nunca serão diferentes.

E não se esqueça: você pode fazer diferente em qualquer etapa do seu negócio, qualquer alteração já pode ser considerada uma inovação.

Então, agora que você já sabe disso, pegue um cafezinho e reflita sobre o que você pode fazer de diferente.

Reunir a equipe e deixar a conversa rolar solta pode render boas ideias. Depois disso, é colocar a mão na massa e fazer acontecer!

 

25 erros de atendimento que afetam a prospecção de alunos na autoescola

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *