Quem assiste telejornais diariamente deve ter a sensação de que estamos vivendo o fim dos tempos em função da pandemia de coronavírus. Mas, calma! Há muita coisa que pode ser feita para ajudar as autoescolas a passarem pela crise. Confira!

Os donos de autoescolas devem ter acompanhado nos noticiários que muita coisa mudou em relação à CNH. Por exemplo, os prazos para conclusão do processo de habilitação, entre outros assuntos ligados relacionados ao seu negócio.

Paralelamente a isso, vem a preocupação sobre cenários que podem apresentar novos desafios no futuro.

Foi pensando nisso que decidimos escrever este artigo. 

A ideia é compartilhar todas as informações necessárias para o atual momento e, na medida do possível, instrumentalizar você, empreendedor, dono de autoescola, a tomar as decisões mais acertadas.

Vamos juntos?!

Tempos de crise?

É comum que cenários mudem de tempos em tempos. 

Quem viveu a Grande Depressão de 1929 achou que aquilo seria o fim do mundo.

Os sobreviventes da II Grande Guerra (1939-1945) também estavam pouco otimistas em relação ao futuro.

Via de regra, não escolhemos quando vamos viver uma crise. 

Mas podemos escolher a forma como reagimos a ela.

E isso faz toda a diferença.

Nos dias atuais, embora alguns cenários sejam desalentadores, há, sim, múltiplas possibilidades para reduzir danos e amortecer impactos.

Informações importantes para as autoescolas

Antes de mais nada, é importante que os Centros de Formação de Condutores (CFCs) estejam munidos de informações verídicas sobre os acontecimentos.

Nada melhor do que ir direto à fonte para “beber da melhor água”.

O site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério da Infraestrutura, informa que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu o prazo da CNH e de outros serviços do Sistema Nacional de Trânsito.

Na oportunidade, o diretor do Denatran e presidente do Contran, Frederico Carneiro, explicou que as medidas eram necessárias tendo em vista a “necessidade urgente de se evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais”.

Mas o que isso significa na prática?

Há vários desdobramentos.

Um deles é que o condutor poderá dirigir com a CNH vencida. Mas, atenção: isto vale somente para as carteiras que perderam a validade a partir do dia 19/02/2020.

Para quem teve sua CNH suspensa ou cassada antes disso, por exemplo, em janeiro, não há permissão para circular livremente – o órgão entende que houve tempo de proceder com a renovação. 

Processo de habilitação: prazo ampliado

O segundo desdobramento é que, se antes quem iniciava o processo de habilitação tinha 12 meses para finalizar tudo, agora foi estendido para 18 meses

Se os seus alunos começaram a tirar habilitação em abril de 2019, e não conseguirão concluir até abril deste ano, eles terão até outubro de 2020 para finalizar o processo. 

A ideia do Contran é não prejudicar o aluno.

Direito de dirigir e cassação da habilitação

Outro ponto informado pelo Contran é que todos os recursos de suspensão de direito de dirigir, bem como o processo de cassação do documento de habilitação estão, por tempo indeterminado, interrompidos. Isso, naturalmente, pode impactar nas suas vendas.

Por isso, fique sempre atento às notícias dos órgãos oficiais, pois, a qualquer momento, essas orientações podem mudar. 

Gestão de crises nas autoescola

Fazer uma boa gestão em momentos de crise faz toda diferença.

Quando tudo parece não ser favorável, uma coisa é certa: sobreviverá quem melhor agir e tomar as decisões mais acertadas. 

Como dizia o naturalista Charles Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, mas o que tem a melhor capacidade de se adaptar às adversidades”.

Despesas de pessoal

Despesas com pessoal costumam ser onerosas. Neste âmbito, vale a pena ver o que o governo tem para oferecer. 

Na última quinta-feira, 26/03, foi anunciada uma Medida Provisória que prevê a suspensão do contrato de trabalho por 2 meses. Isso pode beneficiar micro e pequenas empresas.

Talvez seja o caso na sua autoescola: quem está trabalhando em home office, apenas no atendimento de dúvidas, etc., que tal reduzir a jornada de trabalho?

Nunca é demais frisar que o momento não é para contratações. Até porque, nenhuma empresa contrata quando está fechada – situação das autoescolas. 

Fique atento às oportunidades para as autoescolas

Conta não para de chegar. Financiamentos e empréstimos vencem. Mas antes de sair pagando tudo, esteja atento a esses pontos:

  • Redução de juros foram anunciadas pelos Bancos;
  • Ampliação de prazos de pagamento para contas e tributos também;
  • Em alguns estados, há previsão de anistia de pagamento nas contas de água e luz.

Se havia algum recebível em cartão de crédito, tente antecipá-los.

E não deixe de ligar na sua Agência para se inteirar de todas as possibilidades que eles eventualmente irão oferecer no sentido de auxiliar a reduzir impactos dos pequenos e médios negócios.

Impostos

O governo federal anunciou outra ação importante, que foi a prorrogação do pagamento de tributos federais por 6 meses – Simples Nacional e Microempreendedor Individual.

 

25 erros de atendimento que afetam a prospecção de alunos na autoescola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *