Como ampliar sua rede de contatos e usá-la a seu favor

Conseguir bons parceiros de negócios está profundamente atrelado às relações que somos capazes de estabelecer.

Um dos principais desafios das empresas, principalmente no início das suas atividades, é saber como ampliar sua rede de contatos.

E essa preocupação faz todo o sentido. Afinal, contar com o apoio de pessoas importantes à nossa volta pode ser o impulso que as empresas precisam para crescer.

As pessoas são seres sociais e a dinâmica dos negócios funciona de um jeito parecido. Neste sentido, as habilidades individuais podem ser potencializadas pelo apoio que encontramos a nossa volta.

Pensando nisso, decidimos dar 3 dicas para te ajudar a ampliar sua rede de contatos e usar essa estratégia a favor da sua Autoescola.

Dicas práticas para que você entenda como ampliar sua rede de contatos

É muito importante que você conheça pessoas que possam ajudar no seu negócio. No entanto, para chegar até elas, você precisa quebrar alguns paradigmas.

Frequentar lugares diferentes – feiras, eventos e associações – e principalmente, começar a olhar com carinho para outros públicos, além dos próprios clientes.

Seguindo esse raciocínio, você tem algumas possibilidades. Vamos nos aprofundar em 3 delas, nas quais consideramos ser as mais relevantes.

Clientes podem indicar novos clientes

Para usar essa estratégia você precisa se aproximar dos clientes atuais, trazendo essas pessoas para perto da sua Autoescola. Paralelo a isso você precisa também conhecer outros potenciais consumidores.

Portanto, vale à pena dedicar um tempo no seu atendimento para se tornar mais íntimo dos clientes e pesquisar novos públicos para os quais os seus serviços possam ser vendidos.

Tenha bons parceiros de negócios

Olhar com carinho para fornecedores e outros parceiros que possam somar para o seu crescimento é muito vantajoso.

Além ajudar você a ampliar sua rede de contatos essas parcerias podem significar custos menores.

Para chegar até eles, pense em que tipos de produtos e serviços que a sua Autoescola precisa e que você pode consegui-los através de uma parceria.

Tem alguma empresa no seu bairro que presta um serviço ou oferece produtos que você precisa? Já pensou em trocar serviços?

Vamos exemplificar com uma coisa bem básica: o material de limpeza da sua Autoescola.

Você já pensou que poderia se juntar a outra empresa, para comprar juntos, em maior quantidade para diminuir esses custos?

Além da economia, esse parceiro pode virar um fã da sua Autoescola. Assim pode recomendá-la para outras pessoas, ampliando as chances de você fechar novas vendas.

Amplie a quantidade e a proximidade com os fornecedores

Como você deve saber, não é saudável para uma empresa depender de um único fornecedor.

Vai que ele não consiga te atender em certa ocasião? Toda a produtividade – e as vendas – da sua Autoescola podem ser afetadas com isso.

Ter três opções de fornecedores para cada necessidade é o mínimo recomendado. Com isso, você pode comparar orçamentos e reduzir seus custos. Além é claro, de aumentar a possibilidade de fazer novos negócios.

Para isso, você precisa se tornar mais próximo deles, para ganhar a confiança, conseguir maiores descontos e até melhorar a qualidade desse atendimento.

Trabalhe o seu networking

Ao conversar com outros empresários, do seu ramo ou de segmentos diferentes, você conhece outras histórias, os desafios que eles também enfrentam, as soluções… e pode crescer com esses exemplos.

Experiências de vida, vindas de pessoas e empresas em quem confiamos, têm o poder de ativar o melhor que existe em cada um de nós.

É por isso que, mais que nunca, as alianças fazem sentido. O companheirismo, a empatia e a união entre empresas e empreendedores, é necessária.

Mais do que nunca precisamos valorizar aquilo que é humano nos relacionamentos para crescer, também como empresas.

Por isso, deixamos a provocação: o que você pode fazer hoje para se aproximar mais das pessoas e ampliar a sua rede de contatos? E quem você pode acionar para fazer isso acontecer?

Ter parceiros fiéis é uma preciosidade, indispensável, na vida pessoal e nos negócios e precisamos ter uma rede de apoio por perto.

De verdade, juntos somos mais fortes, sempre!

 

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