Quando falamos de negócios, não basta apenas ter um WhatsApp, é necessário usá-lo do jeito certo. Quer saber como? Leia nossas dicas.

Aplicativos de mensagens costumam nascer com propósitos simples. O intuito é a conversa informal, a troca de mensagens rápidas e formação de grupos de contato. Mas em pouco tempo a importância desses aplicativos cresce e eles se tornam ferramentas poderosas de atendimento, vendas e fidelização. É assim, por exemplo, com o uso do WhatsApp na autoescola.

O crescimento do WhatsApp parece surpreendente, mas se analisarmos bem, concluímos que era inevitável por dois motivos principais:

  • Democratização do acesso à internet. Assim como aconteceu com a TV nos anos 80, o que antes era considerado um artigo de luxo tornou-se um meio de comunicação de massa praticamente obrigatório. Na prática, quase não existem mais lugares sem acesso à internet.
  • Popularização dos smartphones. Basicamente, smartphones são celulares com acesso à internet. Eles mudaram a forma como as pessoas se comunicam, se alimentam, compram e se comportam. Para bem ou para mal, é uma revolução sem volta. Tanto que as gerações mais novas parecem já nascer adaptadas a essa nova realidade!

No entanto, não pense que você precisa utilizar o WhatsApp em sua autoescola simplesmente porque ele se tornou praticamente uma obrigação. Por incrível que pareça, muitas empresas ainda não utilizam o recurso, ou utilizam de uma forma incorreta.

Por isso preparamos este artigo. Nele você verá as maiores vantagens de utilizar esta ferramenta. Temos certeza de que depois da leitura, caso ainda não utilize o WhatsApp na gestão de seu CFC, não pensará duas vezes antes de implementá-lo!

Facilite a comunicação com os clientes

Alavancar as vendas do seu negócio pode ser uma missão difícil. Mas com o WhatsApp ela se torna consideravelmente mais fácil.

Tenha em mente que o consumidor em geral, e o de serviços em particular, gosta de ser atendido com agilidade. Aliás, isso acontece cada vez mais.

Com o WhatsApp, as mensagens são enviadas em tempo real, coisa com a qual todos já estão acostumados. Isso cria uma relação mais próxima com seus clientes.

Além disso, seguindo as dicas deste artigo, ou seja, usando o aplicativo do jeito certo, você terá um grande diferencial, pois muitas empresas ainda não aderiram à tecnologias como esta. Somente as mais atentas se deram conta das vantagens proporcionadas!

Economize mais com o WhatsApp na autoescola

Há alguns anos todos os que instalavam o WhatsApp em seus celulares eram informados de que o serviço seria cobrado. Porém, até hoje não se tem notícias de que o valor irrisório de 1 dólar por ano tenha sido pago por alguém…

Ou seja, aproveitar um aplicativo gratuito, utilizado praticamente por todo mundo, para marketing e relacionamento, tem um custo que pode ser considerado zero para sua autoescola.

Inclusive, você pode utilizar o WhatsApp como a única ferramenta de comunicação de sua autoescola.

E mesmo que ache que esta decisão é muito radical, ainda assim ela irá possibilitar grande economia. Isso porque, além de áudios e mensagens de texto, ela possibilita ligações telefônicas e chamadas de vídeo. Tudo sem custos.

Separe as mensagens pessoais das comerciais

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo com recursos desenvolvidos especialmente para pequenas empresas.

Além de poder criar um catálogo virtual para exibir os seus serviços, você pode automatizar respostas às mensagens recebidas, tornando tudo ainda mais ágil.

Isso pode ser considerado uma “mão na roda”, pois as respostas rápidas aumentam muito as chances de fechar negócio. Especialmente nessa ferramenta que tem o diferencial de ser vista como algo mais próximo e humanizado.

Você pode, inclusive, criar um assistente virtual ou automatizar respostas em nome da empresa, definindo horários para atendimento presencial, mas sem nunca deixar na mão a clientela fora desses horários.

Para todos os efeitos, você terá em mãos uma ferramenta de atendimento 24 horas para a maioria das situações.

Diversifique a comunicação com seu público

Você sabe, melhor do que ninguém, que um cliente em potencial nem sempre está pronto para fechar negócio.

Mas você pode acelerar o processo. Por isso, ao invés de mandar somente promoções de sua autoescola, utilize o WhatsApp para ajudá-lo.

Você pode fazer isso enviando informações como leis de trânsito, histórias de alunos que superaram dificuldades e dicas de especialistas como você!

Que tal um passo a passo de como proceder para tirar a primeira habilitação? Ou vídeos posts com os últimos alunos aprovados? Vídeos com trechos ou resumos de aulas também são interessantes.

Utilize o status do WhatsApp para divulgar serviços quando não quiser importunar seus clientes “empurrando” essas coisas.

Use também a sua criatividade. Teste quais são os tipos de mensagens com maior engajamento e invista seu tempo nelas. O importante aqui, além da diversidade, é manter uma boa frequência de envios.

Divulgue muito esse seu principal contato

Ao aderir ao WhatsApp como ferramenta de comunicação, automaticamente ele será visto como a principal forma de contato de sua autoescola.

Por isso, aumente a divulgação deste canal de comunicação, informando o número sempre que puder.

Divulgue- o nos papeis timbrados, cartões de visita, fachada, placas, banners, panfletos, anúncios, capas e posts de redes sociais, site, assinaturas de e-mail, etc.

Quando for investir em impulsionamentos no Facebook, integre com o WhatsApp para facilitar o contato.

Em qualquer meio de divulgação digital, não esqueça também de linkar o acesso, para que ao clicar nele o cliente tenha acesso imediato ao seu perfil no aplicativo.

WhatsApp na autoescola: só mais uma ferramenta?

A resposta é sim. Se você passar a usar o WhatsApp como ferramenta de comunicação de sua autoescola, saiba que ele não resolverá nada sozinho.

Mas seguindo as dicas acima as suas chances de sucesso serão grandes! Além delas, deixamos para o final, como recompensa para os mais interessados, mais três dicas valiosas.

  • Se você optar pela versão do WhatsApp para negócios, poderá obter dados estatísticos sobre as mensagens. E você já sabe o quanto informações são preciosas para os negócios nos dias de hoje.
  • Você poderá cadastrar o seu telefone fixo no WhatsApp para empresas, ao invés de um celular. Muitas vezes isso facilita a memorização do número por parte dos clientes!
  • Também é possível, e recomendável, utilizar a versão web do aplicativo, própria para desktop. Um atendente terá muito mais facilidade com a ferramenta e digitará as respostas com muito mais agilidade!

E aí? Pra você isso tudo não é nenhuma novidade? Acreditamos que você está um passo à frente, certo? Ainda assim, esperamos ter contribuído ao menos com uma ou outra informação relevante.

Afinal, o nosso objetivo é não deixar faltar nada para que você possa continuar se aprimorando. Até a próxima! E continue navegando em nosso blog.

 

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